Confira os principais julgamentos do STF na sessão virtual de 24 a 30/4

O Plenário do Supremo Tribunal examinou uma pauta de 133 processos na sessão virtual realizada de 24 a 30/4. No mesmo período, a Primeira Turma examinou 348 casos, e a Segunda Turma julgou 433. Confira, abaixo, os principais temas julgado: Transporte pirata Por unanimidade, o Plenário considerou inconstitucional condicionar a liberação de veículo apreendido ao…

Aluisio Mendes faz live 5/5 sobre funcionamento do Judiciário e devido processo legal em tempos de Covid-19

Desde o dia 16 de março, os tribunais, varas e juizados de todo o território nacional funcionam em regime de trabalho remoto, com audiências e sessões de julgamento sendo realizadas por videoconferência e transmitidas por mídias sociais. A medida foi tomada por determinação do Conselho Nacional de Justiça, atendendo às orientações das autoridades sanitárias durante…

Relator da PEC do "orçamento de guerra" pede rejeição de dispositivo que obriga empresas a preservar empregos

Najara Araujo/Câmara dos Deputados Hugo Motta também pediu a rejeição da lista de títulos privados que o BC poderá comprar O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), relator da chamada PEC do “orçamento de guerra” (Proposta de Emenda à Constituição 10/20), apresentou há pouco seu parecer em Plenário. Ele recomenda a aprovação integral do texto que retornou…

Sustentações orais em sessões virtuais devem ser encaminhadas pelo sistema de peticionamento eletrônico

O envio de arquivo de sustentação oral para as sessões virtuais do Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser feito por meio do sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal. A plataforma foi atualizada para permitir que o procedimento de envio dos arquivos de sustentação seja semelhante ao de outras petições realizadas nos processos. O envio irá…

Agenda do dia

13h55 Votações em Plenário Estão na pauta a chamada PEC do “orçamento de guerra” (Proposta de Emenda à Constituição 10/20), e a MP 915/20 que facilita a venda de imóveis da União. Plenário Ulysses Guimarães   Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/658580-agenda-do-dia/

STF julga prejudicada ação sobre lei de combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão virtual concluída nesta quinta-feira (30), julgou prejudicada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5581, ajuizada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) contra dispositivos da Lei 13.301/2016, que trata de medidas de vigilância em saúde relativas aos vírus da dengue, da chikungunya e da…