Magistrado conversou, por videoconferência, com presidente da Apamagis
“Eleições 2020: incertezas e desafios frente à pandemia de Covid-19” foi o tema da conversa entre o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, e a presidente da Associação Paulista dos Magistrados – Apamagis, Vanessa Mateus. A desinformação e a eficiência do trabalho remoto também foram assuntos discutidos pelos magistrados.
O presidente do TRE-SP afirmou que a prioridade é preservar a saúde pública. “É preciso que haja condições sanitárias, atestadas pelas autoridades competentes. Depois disso, vamos pensar no pleito, instrumentos de manutenção da democracia e da República”. O magistrado também disse que o eventual adiamento das eleições depende de uma emenda à Constituição proposta pelas partes legitimadas, sendo uma discussão que deverá envolver a participação dos três poderes.
Desinformação
Também foram objeto da conversa os efeitos da desinformação no processo eleitoral. O presidente do TRE reconheceu que as redes sociais são canais que favorecem a disseminação de informações muitas vezes distorcidas, que atuam sobre a vontade do eleitor. A Justiça Eleitoral, porém, segundo ele, vem promovendo ações de esclarecimento ao eleitor.