Desembargador subscreveu nota emitida pelo TSE
No início da sessão plenária desta terça-feira, 10, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, em manifestação à qual aderiram os membros da Corte, ressaltou a idoneidade do processo eleitoral e a absoluta segurança do processo eletrônico de votação e apuração. “Eu subscrevo integralmente a nota publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral a respeito do sistema eletrônico de votação. ”
Outros membros da corte se manifestaram, endossando o conteúdo da nota divulgada pelo TSE, na qual o órgão máximo da Justiça Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação, assim como sua auditabilidade, ressaltando que, em 20 anos de utilização, jamais foi comprovado algum caso de fraude.
O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de São Paulo, Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, leu uma nota expedida pelo órgão, na qual afirma que, “por confiar na segurança do processo eleitoral do país, muito bem conduzido e administrado pela Justiça Eleitoral, reitera a confiança no sistema de votação”.
O procurador Regional Eleitoral, Sérgio Monteiro Medeiros, prestou solidariedade e afirmou que o sistema eletrônico de votação foi uma das maiores conquistas democráticas do país. “É uma fantástica conquista do Brasil. A Justiça Eleitoral vem, desde o começo, aprimorando a transparência e colocando o sistema à prova, um sistema seguro. ”