Números de investigadores e de planos de ataque são os maiores de todas as edições
Começa nesta segunda (22) a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. Desta vez, o TPS terá o maior número de participantes de todas as edições, 26 investigadoras e investigadores executando 29 planos de ataque.
Em outubro, os especialistas puderam conhecer os códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação, o que permitiu elaboração das estratégias de ataque que empregarão durante os trabalhos.
Entre os dias 22 e 26, os planos de ataque serão postos em prática em um espaço preparado exclusivamente para o evento, com equipamentos apropriados, entrada controlada e monitoramento por câmeras. Para tentar “quebrar” as barreiras de segurança do processo eletrônico de votação, as investigadoras e investigadores terão acesso aos componentes internos e externos do sistema da urna, como os empregados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.
A lista de planos de ataque inclui diversas estratégias, como “Invasão ao JEConnect”, “Rastrear a ordem da votação dentro do BU”, “Violar o sigilo do voto”, “Captura, análise e decodificação de sinais elétricos colaterais nas portas externas”, “Análise e decodificação de sinais eletromagnéticos a distância” e “Identificação de teclas pressionadas através do retorno tátil sonoro do teclado da Urna Eletrônica”.