Evento teve a participação do presidente Nuevo Campos
Na noite desta quinta-feira (11), ocorreu no plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) a cerimônia de abertura do XVII Encontro Nacional do Codeje (Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais).
Na abertura do evento, a mesa de honra teve a presença do presidente do Codeje e do TRE-SP, des. Nuevo Campos. “Este nosso encontro tem uma importância diferenciada”, afirmou Nuevo Campos. Ao considerar o complexo momento vivido pela Justiça Eleitoral, alvo frequente de ataques de desinformação, o magistrado enfatizou a necessidade de magistrados e servidores capacitados para o combate à desinformação. “E para que essa capacitação ocorra, nós precisamos ter escolas devidamente estruturadas, aparelhadas e coordenadas, principalmente junto à escola do Tribunal Superior Eleitoral. Então, as palavras de ordem são: integração, intercâmbio e padronização de parâmetros e critérios.”
A cerimônia de abertura foi encerrada com uma homenagem do Codeje a personalidades que prestaram serviços relevantes à Justiça Eleitoral, sobretudo ao trabalho das Escolas Judiciárias Eleitorais. Entre os homenageados estavam o ministro do TSE Carlos Bastide Horbach, diretor da EJE/TSE, o ex-presidente do TRE-AM e do Codeje, des. Abraham Peixoto Campos Filho, a servidora Vanessa Diniz, secretária da Escola Judiciaria Eleitoral Paulista, e o atual presidente do Codeje, des. Nuevo Campos.
Os encontros do colegiado são realizados semestralmente, com o objetivo de proporcionar integração e o aperfeiçoamento das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país, além de fixar critérios e uniformização da atuação.