Evento explicou conceitos e boas práticas de comunicação na web
Nesta quarta-feira (29), o tema acessibilidade digital foi abordado no segundo e último dia do webinário Setembro Acessível. Foram apresentados conceitos sobre conteúdos acessíveis na web. Simone Freire, fundadora da Espiral Interativa (agência de comunicação digital especializada em acessibilidade) e idealizadora do Movimento Web para Todos, pontuou que sem a inclusão digital, as pessoas não podem exercer sua cidadania com autonomia.
A palestrante expôs que, conforme dados da OMS, há 1,3 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência no mundo, sendo 45 milhões brasileiros. Para ela, não é a deficiência que limita essas pessoas a participarem do mundo digital mas, sim, a falta de acessibilidade.
De acordo com Simone, as principais barreiras para a acessibilidade digital são problemas nos links, falta de navegação por teclado, formulários que não funcionam, falta de contrastes e de zoom de tela, banners e pop-ups invasivos e falta de descrição de imagens, audiodescrição, janela de Libras e legendas.
A palestrante apresentou, ainda, alguns itens que podem contribuir para a difusão da acessibilidade digital, como a mudança de pensamento das pessoas envolvidas, a empatia, o estudo e a prática. “Todo mundo tem que protagonizar essa transformação para criar uma sociedade digital de fato inclusiva”, disse.