Iniciativa premiada é a Inspeção Virtual Multidisciplinar
A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi uma das seis corregedorias do país a serem selecionadas para receber o Selo de Boa Prática da Justiça Eleitoral de 2021.
A condecoração é fruto da criação do Portal de Boas Práticas da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) e do Selo de Boa Prática CGE/TSE pelo TSE, em abril deste ano. O intuito dessa dupla iniciativa é ampliar a gestão do conhecimento no âmbito das corregedorias regionais eleitorais, disseminar iniciativas e projetos inovadores, melhorando a gestão e a prestação jurisdicional. O selo é destinado a premiar as melhores práticas, que serão selecionadas anualmente via edital.
Inspeção Virtual Multidisciplinar
A inspeção virtual multidisciplinar do TRE-SP nasceu em 2016 e vem crescendo desde então. A CRE paulista prevê encerrar este ano com 26 inspeções realizadas, e todas virtuais por força do impedimento à realização dos trabalhos presenciais devido à pandemia de Covid-19. De acordo com a juíza assessora da Corregedoria, Denise Indig Pinheiro, “as inspeções sempre tiveram a finalidade de aprimorar o serviço, de orientar. Agora, as inspeções virtuais facilitaram essa missão, aproximando os cartórios e a Secretaria. Acrescentaram rapidez e economia de recursos”, explica.
Como funciona
Segundo Douglas Galvão, chefe da Seção de Inspeções e Correições, o procedimento ocorre de maneira gradativa e tem caráter didático. O Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias de Justiça (PJeCor) é autuado com antecedência de um mês e a partir disso a equipe da Corregedoria encaminha orientações prévias e abre relatório para preenchimento no Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais (Sicel).