Pleito seguirá todas as medidas sanitárias em relação à Covid-19
Os eleitores de Apiaí, na região do Vale do Ribeira, escolherão seu novo prefeito e vice no próximo dia 3 de outubro. Estão concorrendo ao cargo os candidatos Anderson Roza (Uma Nova História para Apiaí), Luciano Polaczek (PSDB), Passoca (Apiaí Maior que a Crise) e Sérgio da Padaria (#vamosjuntoscomgestaoetrabalho). Eles têm como vices, respectivamente, Joseni Barbosa, Gilbertão do Encapoeirado, Andrei Rafael Aliaga e Polaco Moura.
O município tem 17.311 eleitores, distribuídos em 71 seções organizadas em 15 locais de votação. A condução do processo eleitoral é do cartório da 10ª Zona Eleitoral, com sede na própria cidade. Poderão votar os eleitores que tenham domicílio eleitoral em Apiaí em 6 de maio de 2020.
Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu, apenas para permitir o voto nas eleições de 2020, o cancelamento do documento. Mas agora, nesse novo pleito, o título de quem não fez o cadastro biométrico está novamente cancelado e não será possível votar.
Entenda o caso
Em dezembro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Donizetti Borges Barbosa, então vencedor do pleito, por ato doloso de improbidade administrativa.