Encontro promovido pela Associação Brasileira de Imprensa ocorreu na manhã desta quarta-feira (22)
“A liberdade de expressão e de imprensa é um pressuposto muito importante da democracia. Mas [atualmente] o ódio, a mentira, a desinformação e as teorias conspiratórias comprometem um outro elemento decisivo das democracias, que é o debate público de qualidade. Onde as pessoas possam participar recebendo as informações adequadas para formarem suas opiniões sobre os diferentes temas.”
A afirmação é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que, na manhã desta quarta-feira (22), participou de um encontro virtual realizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para debater temas relacionados à segurança das eleições, sistema democrático brasileiro e o papel da imprensa e plataformas digitais no combate às fake news. Também participaram do evento o jornalista Juca Kfouri, a jornalista Cristina Serra e o presidente da ABI, Paulo Jerônimo.
Barroso destacou que o acesso à internet e às novas ferramentas que surgiram nos últimos anos permitiram a democratização da informação, mas nem sempre tem o filtro do compromisso com a verdade.
Questionado sobre o papel das redes sociais e suas responsabilidades na divulgação de informações, o ministro do TSE destacou que o Poder Legislativo deve aprimorar leis que regulamentam o setor, uma vez que as plataformas digitais devem ter responsabilidade conjunta na divulgação dos fatos.