Objetivo é promover a adoção de boas práticas socioambientais
Em sessão plenária desta quinta-feira (02), a corte aprovou a Resolução 562/2021, instituindo a Política de Sustentabilidade no âmbito do TRE-SP, que se destina à promoção do desenvolvimento sustentável por meio de boas práticas socioambientais.
A Política de Sustentabilidade se baseia em iniciativas de redução de impacto no meio ambiente, como redução do consumo, reaproveitamento e reciclagem de materiais, bem como em medidas econômicas visando à eficiência contínua nos gastos, além de ações que favoreçam o equilíbrio, o bem-estar e o respeito à diversidade no ambiente de trabalho.
Todas as unidades do Tribunal estão abrangidas, incluindo os cartórios eleitorais e demais unidades de atendimento ao público, devendo observar as práticas sustentáveis previstas na norma em suas contratações, parcerias, comunicação, informação, atendimento e prestação de qualquer serviço ao público.
Desde 2008, com a criação da Comissão Ambiental e da Comissão Permanente de Combate ao Desperdício, o TRE-SP vem implementando políticas de sustentabilidade. Em 2015, foi criado o Núcleo Socioambiental da união dessas duas comissões, com o objetivo de planejar, desenvolver, monitorar e avaliar ações e campanhas que contribuam para um meio ambiente sustentável e que incentivem a adoção de boas práticas pelos servidores, colaboradores e fornecedores. No mesmo ano, foi elaborado o primeiro Plano de Logística Sustentável, um planejamento de ações ambientais que possibilita o estabelecimento e acompanhamento de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos de trabalho.