Cartilhas elaboradas pelo TRE-SP orientam eleitores
Segundo o dicionário da Oxford Languages, desinformar é dar informação falsa com a intenção de confundir. Há diversos estudos que mostram as consequências da desinformação e como isso tem afetado a vida das pessoas, inclusive quanto aos seus papéis de eleitoras e eleitores.
Para se precaver de ser enganado, o cidadão tem à disposição, no site do TRE-SP, cartilhas que discorrem sobre o tema e trazem informações a respeito do processo eleitoral. São elas a “Cartilha Desinformação”, que traz conceitos, normas jurídicas e principais dúvidas sobre o tema, e o “Guia – Mitos Eleitorais 2020”, que aborda diversas inverdades sobre as eleições, trazendo elucidações.
Nos materiais, o eleitor encontra, entre outros esclarecimentos, informações oficiais a respeito das urnas eletrônicas. Pela “Cartilha Desinformação”, o eleitor fica sabendo que a urna eletrônica é um dispositivo seguro, não vulnerável a ataques externos por se tratar de equipamento sem nenhuma ligação ou conectividade com a internet e dispositivos de rede.