Evento contou com a presença de diversas autoridades da Justiça Eleitoral
O XVI Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) se encerrou na tarde desta sexta-feira (28). Esse foi o segundo dia do encontro, iniciado ontem (27) e realizado virtualmente devido à pandemia de Covid-19. Foram abordados temas relacionados à cidadania e educação política, através da troca de conhecimentos entre as escolas eleitorais de todo o país.
A solenidade de abertura do evento aconteceu às 14h, pelas palavras do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Codeje, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Nuevo Junior: “estamos aqui para cumprir nossa missão precípua de discussão e aprimoramento do processo eleitoral”. O desembargador afirmou que em um país de dimensões continentais como o Brasil, que oferece desafios diversos, é importante que todos estejam juntos para o compartilhamento de boas práticas. “Espero que tenhamos um dia de conquistas em prol da justiça eleitoral”, completou.
Após, foram homenageados com a placa do Codeje o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Luiz Campbell Marques, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ex-presidente do TRE gaúcho, Marilene Bonzanini, o ex-presidente do Codeje, doutor Delmiro Campos Dantas Neto e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba, Ana Karla Farias de Lima de Morais.
Foi apresentada a Rede Mundial da Justiça Eleitoral (RMJE), presidida pelo Juiz Marcos Cruz, também presidente do TSE da República Dominicana. Outros membros da RMJE participaram do evento, como o integrante do Conselho de Governo da rede e presidente da Sala Superior do Tribunal Eleitoral mexicano, juiz José Luis Vargas Valdez, além da integrante do Comitê Científico da RMJE e Assessora Global Sênior da Ifes – Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais, Katherine Ellena.