Juíza assessora da Corregedoria, Denise Indig Pinheiro analisa nova forma de realizar os encontros
Diante da pandemia do coronavírus, a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem realizado as inspeções ordinárias nos cartórios eleitorais do Estado de forma virtual. As reuniões são realizadas por meio do aplicativo de videoconferências Zoom e têm alcançado bons resultados.
Até aqui já foram realizadas três inspeções neste ano: duas em março (324ª Zona Eleitoral – Taboão da Serra e 365ª ZE – Mauá) e uma em abril (192ª ZE – Franco da Rocha). Até novembro, estão previstas mais de 20 reuniões em diferentes cartórios da capital e do interior, sempre no formato remoto.
As inspeções são feitas em dois momentos. No início, o corregedor e vice-presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, e a juíza assessora da Corregedoria, Denise Indig Pinheiro, reúnem-se em sala virtual com o juiz do cartório. Nessa ocasião, as autoridades abordam questões ligadas ao relacionamento institucional do magistrado com advogados e o Ministério Público e à infraestrutura do cartório eleitoral.
Após, servidores da Corregedoria se reúnem com funcionários do cartório, para discutir temas eleitorais como o atendimento ao público, filiação partidária, direitos políticos, mesários, questões processuais e, ainda, a infraestrutura do cartório. Concluída a inspeção, caso a Corregedoria verifique pendências, enviará ofício ao cartório informando as medidas a serem tomadas.