Perfis do Tribunal nas redes sociais combatem boatos sobre a Justiça Eleitoral e a urna eletrônica
Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, é famoso pelas brincadeiras entre amigos. Mas a data também busca destacar a importância de se desvendar mitos. Nesse sentido, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quinta-feira (1º) uma série de ações nas redes sociais incentivando a checagem de dados e o combate à disseminação de boatos acerca da Justiça Eleitoral. Com o título “No Dia da Mentira, trazemos verdades sobre a urna eletrônica”, o objetivo é desmitificar informações falsas em relação ao equipamento, ressaltando a confiabilidade e a transparência do processo eleitoral brasileiro.
Nesta quinta, o TSE participará também de tuitaço promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e demais órgãos do Poder Judiciário por meio da hashtag: #FakeNewsNão. As publicações começarão a partir das 15h no Twitter. Haverá dicas sobre checagem de informações e alertas relativos ao tema.
Combate à desinformação
Além disso, o TSE divulgará nesta sexta-feira (2), Dia Internacional da Checagem de Fatos (no original, International Fact-Checking Day), uma série de posts nas redes sociais, com a finalidade de alertar para a responsabilidade de cada um em evitar a proliferação de notícias falsas, as chamadas fake news. São cards que formarão um carrossel sobre o tema no Instagram e no Facebook. Também haverá uma thread (cadeia de tuítes acerca do assunto) no Twitter.