Manual auxilia influenciadores a participarem do debate democrático de maneira ética e segura
Atentos ao período eleitoral e ao uso crescente da internet para fins políticos, o InternetLab e o Redes Cordiais lançaram o Guia para Influenciadores Digitais nas Eleições 2020. O manual contém dicas de boas práticas e ferramentas para auxiliar produtores de conteúdo web a participarem do processo eleitoral de maneira ética, segura e democrática.
De acordo com os idealizadores do projeto, em uma eleição digital, é fundamental que os influenciadores tenham consciência de seu papel no debate político, bem como entendam de que modo sua decisão de apoiar ou não determinado candidato pode afetar a escolha de seus seguidores.
A publicação esclarece que, apesar de permitida, a participação política de influenciadores deve seguir algumas regras, como as que protegem o processo eleitoral da interferência do poder econômico. “Pela lei eleitoral, candidaturas não podem contratar influenciadores para fazer marketing de influência eleitoral e fazer ‘publis’ pedindo votos”, diz o manual.
Além de ensinar os influenciadores a diferenciar demonstração de apoio político de propaganda eleitoral e formas de evitar a boca de urna digital, o guia também aponta formas de promover o pluralismo de ideias por meio de discussões saudáveis na internet.