Presidentes do TSE e do Incor orientaram eleitores a como irem às urnas neste domingo (15) sem colocar em risco a sua saúde e a de outros
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente do Instituto do Coração (Incor), o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, conversaram sobre os cuidados sanitários adotados para as Eleições Municipais de 2020, durante uma live promovida pelo Google Brasil nesta segunda-feira (9). O evento virtual foi mediado pela presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, e está disponível nos canais no YouTube do TSE, do Google Brasil e do Instituto Palavra Aberta.
Durante cerca de uma hora, Barroso e Roberto Kalil Filho orientaram os eleitores a como irem às urnas neste domingo (15) sem colocar a sua saúde e a de outros em risco. O médico participa da campanha do TSE que divulga os cuidados sanitários para as eleições deste ano.
Logo no começo da live, Roberto Kalil Filho afirmou que o convite para participar da campanha do TSE de conscientização sobre o voto com segurança o deixou muito honrado. “Para mim, como brasileiro e como médico, é extremamente importante, como todos sabem, as pessoas irem votar, mas irem votar, mesmo numa pandemia, com segurança”, disse. Ele destacou que os cuidados que foram adotados pela Justiça Eleitoral minimizam o risco à saúde dos eleitores.
Ao responder sobre a exigência do uso de máscaras na seção eleitoral, Luís Roberto Barroso disse que o que deve prevalecer é o entendimento da ciência. Ele lembrou que as duas grandes recomendações do Tribunal Superior Eleitoral para a segurança, em geral e nas eleições, em particular, são o uso da máscara e o distanciamento social.