Cerimônia de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas é pública
A Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo inicia nesta quinta-feira (29) o preparativo das 99.528 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições municipais. Trata-se da cerimônia pública de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas eletrônicas. Procedimento que visa garantir a transparência e segurança do processo eleitoral assim como o sigilo do voto.
A data da cerimônia é divulgada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) pelos cartórios eleitorais da capital. Os cartórios eleitorais do interior divulgam o edital na página da internet do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (aba editais e julgamentos/atos gerais do processo eleitoral – editais). As datas também podem ser consultadas aqui.
Na capital, por exemplo, a 349ª Zona Eleitoral, Jaçanã, inicia a cerimônia no dia 29 na sede do cartório – Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin, 94 – às 11h. Já a 252ª ZE, Penha de França, começa o procedimento na sexta-feira, 30, às 9 horas, Rua Jorge Augusto, 258.
São 85.715 seções de votação no Estado, cada seção possui eleitores específicos e cada município, seus candidatos. As mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna, para votação, para ativação de aplicativos de urna e para a gravação de resultado. O procedimento de preparação (carga), feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. Cada seção eleitoral corresponde a uma urna eletrônica.