
Pouca representatividade da mulher na política motiva acordo
Unir esforços para o acompanhamento e fiscalização das candidaturas femininas nas eleições municipais de 2020. Norteados por esse objetivo, a Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo (OABSP) e a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, com a interveniência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), firmaram o Acordo de Cooperação para as Eleições 2020, realizado em evento on-line, nesta terça-feira (21).
O acordo foi motivado, principalmente, por baixos índices de participação feminina na política, notícias recorrentes de candidaturas laranja em eleições anteriores e pela ausência de apoio dado às candidatas por partidos políticos.
Durante o evento, o vice-presidente do TRE-SP, Paulo Galízia, destacou a necessidade de se criar uma representatividade efetiva da mulher na política, ultrapassando a barreira da legislação formal. “Temos que levar a educação e a fiscalização para o efetivo cumprimento da lei”, disse. Segundo ele, o acordo assinado pode ter uma natureza educativa ao promover a participação da mulher na composição decisória assim como preventiva na disparidade da disputa eleitoral.
A juíza do TRE-SP, Cláudia Bedotti, defendeu a necessidade de ações afirmativas como forma de se avançar na igualdade de gênero e ultrapassar o plano abstrato das cotas. Ela reforçou a realidade de subrepresentação das mulheres na política em uma estrutura patriarcal de poder.

