Alinhado com a Resolução 255 do CNJ, evento foi promovido pelo TRE-AC
“A importância da mulher nos cargos gerenciais do Poder Judiciário” foi tema do encontro virtual promovido na tarde desta segunda-feira (6) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que reuniu a juíza do TRE-SP, Maria Cláudia Bedotti; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre, Eva Evangelista; e a juíza do TRF-3, Seção de Mato Grosso do Sul, Raquel Domingues.
Segundo as magistradas, não basta assegurar a igualdade formal às mulheres, por meio da participação em concursos públicos. É preciso garantir a igualdade substancial, que será alcançada quando houver maior participação feminina nos órgãos de cúpula dos Tribunais, como Presidências, Vice-Presidências e Corregedorias.
A juíza Maria Cláudia Bedotti, que também integra o Comitê de Participação Feminina do TRE-SP, lembrou que só em 1980 as mulheres passaram a integrar a magistratura paulista. “A redução de desigualdades nas questões de gênero é tímida e lenta. Em 2020, o quadro de iniquidade ainda é significativo no ambiente institucional.”
Ainda segundo a magistrada, a Resolução n. 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, é uma das medidas que buscam reduzir as barreiras que impedem o acesso das mulheres aos lugares de cúpula do Judiciário.