Hotsite específico trata do assunto: “Fato ou boato? Esclarecimentos sobre informações falsas”, elaborado pelo TSE
O site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet disponibiliza uma série de conteúdos visando a identificar e minimizar os efeitos da desinformação em uma eleição.
Rolando a página até o final, no canto inferior, o cidadão encontra um hotsite específico para tratar do assunto: “Fato ou boato? Esclarecimentos sobre informações falsas”, elaborado pelo TSE.
No espaço, há boatos falsos que circulam ou já circularam na internet relacionados à Justiça Eleitoral ou ao sistema eletrônico de votação. Por meio de vídeos, esclarece-se por que alguns dos mitos mais famosos sobre o assunto não correspondem à verdade. Com um quiz, o eleitor pode testar o seu conhecimento eleitoral, indicando se cada afirmativa é real ou um mito. Por fim, o hotsite ainda identifica agências parceiras de checagem de notícias, nas quais o cidadão pode confiar.
Nas redes sociais, o TRE-SP também promove conteúdo para combater a desinformação, com postagens no Facebook, Twitter e Instagram. No YouTube, a série “Sabia, eleitor” explica em termos simples e diretos alguns dos pontos mais importantes da eleição, como propaganda eleitoral, registro de candidatura, mesários e urnas eletrônicas. A cada nova publicação dessa série, é divulgado, ainda, um release no site do Tribunal.