Na mesma cerimônia foi também empossado vice-presidente da Corte o ministro Edson Fachin
Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (25), foi empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o ministro Luís Roberto Barroso. Na mesma cerimônia, tomou posse também o ministro Luiz Edson Fachin, no cargo de vice-presidente da Corte. As Eleições 2020 serão conduzidas pelos novos gestores, que ficarão no cargo até fevereiro de 2022.
Em decorrência da pandemia do Covid-19 e da necessidade de medidas de distanciamento social, estiveram presentes no Plenário do TSE, além dos empossados, somente a ministra Rosa Weber, que transmitia a presidência do Tribunal, e o ministro Luis Felipe Salomão, que falou em nome da Corte.
Após prestar o compromisso regimental, o novo presidente iniciou seu discurso prestando solidariedade às pessoas que estão sofrendo com a pandemia e aos profissionais de saúde de todo o país. “Que o dia seguinte à crise encontre a humanidade e nosso país mais conscientes de nossos problemas reais, mais solidários aos nossos irmãos e mais comprometidos com os valores que fazem a grandeza das nações”.
Saudou a ministra Rosa Weber pela condução “de forma íntegre, competente, firme e responsável do Tribunal” em sua gestão.