Deputados defenderam a aprovação do projeto que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia de Covid-19.
Autor da proposta (PL 1079/20), o deputado Denis Bezerra (PSB-CE) afirmou que a medida ganhou tom apartidário a partir das alterações sugeridas pelos parlamentares. “Vamos garantir o mínimo para os estudantes que, diante da pandemia, não têm renda”, declarou.
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) aproveitou o tema para criticar o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele disse ter preocupação com o número de bolsas de 2021. “Queremos ajudar os estudantes agora e, no futuro, não vamos resolver o problema dos demais estudantes, que vão ficar na mão de um ministro despreparado e insensível”, criticou.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) quer mais sensibilidade com os inadimplentes. “Diante da recessão, as pessoas não estão empregadas”, disse. Para o deputado, os benefícios devem ser ampliados para inadimplentes fora do prazo da pandemia.
O líder do PSB, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que a proposta é mais uma medida para proteger a saúde financeira da população. “Vamos proteger os estudantes brasileiros que se comprometeram e não poderão quitar as dívidas neste momento de perda da renda”, afirmou.
O Projeto de Lei 1079/20 está em análise no Plenário da Câmara dos Deputados.
=> Saiba como funcionam as sessões virtuais
Mais informações a seguir.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/656448-deputados-defendem-ajuda-a-estudantes-inscritos-no-fies/